Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Líderes: Queremos nos orgulhar de vocês!

Orgulho, admiração... Palavras sinônimas que todo líder gostaria que estivessem presentes no vocabulário dos seus liderados ao serem descritos por eles. Contudo, na maioria das vezes esses mesmos líderes não se preocupam com a imagem que passam aos seus subordinados. Acredito que a liderança é um dos principais desafios enfrentados na gestão de uma equipe, não basta apenas se preocupar em ser líder, o manda chuva e poderoso chefão, é importante preocupar-se também com o seu auto feedback, o que as pessoas pensam sobre você? Seus liderados te admiram? Seus ouvidos estão habituados a ouvir o típico “Quero ser como você quando crescer!”?

Complicado?

Então faço a seguinte pergunta: será que você está mesmo liderando? Ou seus subordinados cumprem apenas tarefas baseadas apenas no dever que a sua sórdida e autocrática imagem exige deles?

Uma liderança baseada em valores gera benefícios para toda equipe. Hoje liderados procuram alguém a quem admirar e que possam se espelhar, eles realmente “querem ser como você quando crescerem”. A admiração é um sentimento de orgulho, de prazer, de satisfação. Se você tem motivos para ser admirado sua equipe sentirá orgulho de você. Lembre-se que a liderança é como um espelho, não existe aquela história de “faça o que eu digo e não faça o que eu faço.” Suas ações irão refletir nos resultados da sua equipe.

Nietzsche fala do seguinte modo: Há uma inocência na admiração: é a daquele a quem ainda não passou pela cabeça que também ele poderia um dia ser admirado.” O líder deve pensar sempre dessa forma, preocupando-se com a admiração que os outros poderão sentir por ele, que imagem estará ele passando para seus colaboradores? Estarão eles orgulhosos de suas ações?

Pois é. O que eu tenho a dizer caros líderes é: “Queremos nos orgulhar de vocês!”

Por Iara Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário